História do Centro Cultural São Francisco

O Convento de Santo Antônio foi construído em 1589, pelos frades franciscanos. Em 1634, ele foi ocupado pelas tropas invasoras holandesas, que o utilizaram como fortim.

Após a expulsão dos holandeses, os frades retomaram o convento e começaram  suas obras de recuperação e ampliação. Na primeira metade do século XVIII, pela capela dourada, a casa de oração, o claustro, a Fonte e a Sacristia. São dessa época, os painéis de azulejos da Nave e o alta-mor. A feição exterior é da segunda metade desse século, quando foram concluídos, a frentaria, a torre sineira e o cruzeiro. No Século XIX e o início do século XX, o convento passa por grandes transformações que culminam com a irrecuperável destruição do alta-mor. Os frades franciscanos permaneceram neste local por três séculos evangelizando o povo paraibano. De 1885 a 1894, funcionaram no convento a escola de aprendizes marinheiros e o hospital militar.

Criada a Diocese da Paraíba, em 1892, e com a posse de D. Adaucto Aurélio de Miranda Henriques, em 1894, foram instalados no convento o Seminário e o Colégio Diocesano. O colégio funcionou até o ano de 1906, e o Seminário, até 1964.

Depois dessa data, o complexo funcionou como Museu do Estado da Paraíba, a Escola Estadual do Roger e a Escola de Teatro Piollin.
No governo de Tarcísio de Miranda Burity, em 1979, o convento fechou as portas para dar início aos trabalhos de restauração.
Patrimônio da Arquidiocese da Paraíba, o Centro Cultural São Francisco é uma instituição cultural. Criado em 06 de março de 1990,  mantido por termo de convênio que envolve outras cinco instituições: o Estado da Paraíba, Prefeitura Municipal de João Pessoa, Universidade Federal da Paraíba,  Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN e a Ordem Franciscana Secular.

Espaço de pesquisa, visitas e oração e lugar dos artistas, pesquisadores, músicos,  admiradores da arte, e toda a sociedade, chamada a preservar a memória dos nossos antepassados, que legaram um bem inestimável para a cultura e a história da Paraíba.

Mons. Ednaldo Araújo dos Santos – Diretor Geral do CCSF