Foi criada a Diocese da Paraíba, pelo Papa Leão XIII, em 27 de abril de 1892, pela bula AD UNIVERSAS ORBIS ECCLESIAS, desmembrada da então Diocese de Olinda/PE. Em 06 de março de 1914, pela bula MAIUS CATHOLICAE RELEGIONIS INCREMENTUM, do Papa pio X, a Diocese da Paraíba foi elevada à Arquidiocese e Sede Metropolitana. Inicialmente, pertenciam à Arquidiocese da Paraíba, os Estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Aos poucos foram desmembradas partes do seu território, onde foram criadas as novas Dioceses em 1909, a Diocese de Natal; em 1914, a Diocese de Cajazeiras; em 1949, a Diocese de Campina Grande; em 1959, a Diocese de Patos, e a última, 1980, a Diocese de Guarabira. De início a Diocese da Paraíba funcionou no antigo Palacete do Barão do Abiahy, local onde foi fundado o Seminário da Paraíba e o Colégio Diocesano em 04 de março de 1894, permanecendo por poucos dias. O antigo casarão foi demolido no século XX e atualmente funciona a Delegacia do Ministério do Trabalho, na Rua das Trincheiras, na capital da Paraíba. A Diocese da Paraíba foi transferida em 26 de abril de 1894 para o Convento de Santo Antônio e Igreja de São Francisco, neste local Dom Adaucto, reinstalou o Seminário da Paraíba, Colégio Diocesano e a Residência Episcopal. O Seminário da Paraíba permaneceu no Convento de Santo Antônio e Igreja de São Francisco até o ano de 1964. A Residência Episcopal permaneceu no Convento de Santo Antônio e igreja de São Francisco por dois anos. Dom Adaucto construiu sua segunda Residência Episcopal na Praça São Francisco, nº16. No mesmo edifício, numa sala bem espaçosa, funcionava a Secretaria do Bispado e a Câmara Eclesiástica, permanecendo até a transferência para o antigo Convento Carmelita. O Colégio Diocesano permaneceu no Convento de São Antônio e Igreja de São Francisco até o dia 10 de março de 1906, onde foi transferido para a antiga Residência Episcopal na Praça São Francisco, nº16, onde sofreu completa remodelação, surgindo uma construção nova. A Arquidiocese da Paraíba ocupou antigo Convento do Carmo em janeiro de 1906, permanecendo Palácio do Bispo até o final da década de 1960, funcionando atualmente a sede administrativa.

Galeria Exposição Centenário da Arquidiocese da Paraíba