Arte Popular Mostra Brasil

A arte popular, como manifestação de uma camada social, demonstra características que lhe são peculiares.

Para o artista popular o mundo apresenta-se sob uma visão ingênua e primitiva. Os temas representados partem, geralmente, do seu próprio entorno, daquilo que está presente em sua vida e no seu cotidiano incluindo o trabalho, o lazer, a fauna e flora, a religiosidade, as crenças, etc .

Seu imaginário é povoado por preocupações universais e atemporais quanto à sazonalidade da existência humana: o nascimento, a vida e a morte. Seu ângulo de visão e seu modo de encarar a vida, entretanto, resultam numa representação que mais demonstra como esses mistérios se dão rotineiramente, do que apresenta uma postura de questionamento. Podemos observar, então, abundantes figuras de mulheres grávidas, mães amamentando, crianças brincando, homens em seus afazeres, etc..

Os materiais, assim como a temática, são retirados de seu próprio ambiente. Barro, madeira, tintas extraídas de vegetais e minerais, caracterizam os mais típicos materiais utilizados pelos artistas populares. Atualmente, no entanto, isso não é uma regra, todo e qualquer material pode estar incluído no rol do trabalho popular, inclusive os industrializados.

A arte popular é, acima de tudo, uma arte de subsistência, tanto econômica quanto de valores. Assim sendo, a manifestação do povo torna-se uma forma de manutenção de seus símbolos e valores.

Galeria Arte Popular Mostra Brasil