Igreja de São Francisco

Centro Cultural de São Francisco - João Pessoa (PB)


Um admirável complexo barroco


Nos seus 20 anos de fundação nada mais gratificante do que tecer algumas considerações acerca do Centro Cultural de São Francisco, criado em 1989, pelo ex-governador Tarcísio Burity.

Como sabemos, o Centro Cultural de São Francisco integra o admirável complexo barroco Igreja-Convento franciscanos na histórica cidade de João Pessoa, capital do Estado da Paraíba, fundado em 1589 pelos filhos de São Francisco de Assis.

Quando os religiosos portugueses construíram o majestoso conjunto arquitetônico, tiveram a consciência plena do valor artístico do que estavam criando e o senso da história que é realmente espírito e corpo do tempo humano. Tinham certeza eles de que aquelas obras se perpetuariam para a posteridade.

Na verdade, esse grandioso monumento simboliza o que temos de mais valioso –não somente na história das Artes- mas também na história religiosa do nosso povo. Alí estão 420 anos de história paraibana, num testemunho evidente de como é importante a sua preservação, a fim de perpetuar a memória daqueles que construíram a obra monumental. Em toda parte, encontra-se a sua presença decisiva, pois é a própria alma popular que está impregnada de seu misticismo. Foram os franciscanos o ponto de referência essencial da vida religiosa e cultural de nossa gente e o Convento de Santo Antônio, hoje Centro Cultural de São Francisco, confunde-se com a história da própria Paraíba em seus aspectos religiosos, econômicos, políticos e sociais.



Este Centro Cultural contem, em seu interior, um rico e grandioso acervo de arte-sacra, com primorosas imagens restauradas, em madeira, do século XVIII, provenientes da própria igreja e de outras, a Galeria da Pedra (fragmentos da época da construção do convento), bem como uma magnífica coleção de obras do artista-artesão popular, o qual deu uma grande contribuição à cultura regional.
Também são realizadas exposições temporárias, concertos e outros eventos relevantes.

Os espaços internos do convento foram dinamizados, e recuperados o antigo muro de pedra que contorna aquela casa, bem como a construção do acesso à Fonte de Santo Antônio (1717), situada no amplo sítio, onde encontra-se o Horto, anexo ao convento, ao sopé da colina onde este está edificado.

Mas, até quando esta obra artística se manterá incólume ante a omissão das autoridades que não conservam o patrimônio público? Sentimos apreensão e temor quanto ao seu futuro. Daí a importância maior da sua preservação.

Unamo-nos todos, sem distinção, na defesa do nosso patrimônio histórico, artístico e cultural, trazendo nossa parcela de amor e zelo como símbolo de solidariedade a essa causa, que é de cada um, porque, é de todos nós. Perdê-lo, significa partir, anular o vínculo com o passado e com as fontes primaciais do espírito coletivo.

No Centro Cultural de São Francisco foi implantada, em 1990, a Oficina de Conservação e Restauração dos Bens Artísticos Móveis e Integrados, com a participação de profissionais qualificados que se dedicavam às intervenções técnicas nas áreas desgastadas pela ação natural do tempo.

Cabe, aos educadores, levar ao conhecimento dos pais e alunos o papel que desempenhou, junto à comunidade paraibana, esse grandioso monumento de estilo luso-brasileiro, considerado como um dos mais importantes do Brasil, envolvendo a todos que o visitam com uma atmosfera mística que jamais será esquecida.  

Através da arte, deixaram aqueles religiosos para as gerações futuras, a grande mensagem de espiritualidade, de fé e esperança em seus ideais franciscanos, conscientes de que falavam para a História.

Glauce Maria Navarro Burity

Exposições Permanentes


100 anos de história

Centenário de elevação do título de Arquidiocese da Paraíba

Exposições Temporárias


Homenagem da Arquidiocese da Paraíba e Centro Cultural de São Francisco

Centenário de Nascimento de Dom Manuel Pereira da Costa

Notícias


Centro Cultural de São Francisco

Cronologia do Convento de Santo Antônio

Amauri Flor, J. Barreto e convidados

Exposição Coletiva PRISMAS

Celebração Eucarística e Exposição alusiva

Centenário de nascimento de Dom Manuel Pereira da Costa

Concertos


Prefeitura Municipal de João Pessoa e BNDES

2º Festival Internacional de Música Clássica

Parceiros


© 2014 - Igreja de São Francisco


Centro Cultural de São Francisco - 58010-650 - João Pessoa (PB)
contato@igrejadesaofranciscopb.org
(83) 3218-4505 - Todos os Direitos Reservados