Um admirável complexo barroco

Nos seus 20 anos de fundação nada mais gratificante do que tecer algumas considerações acerca do Centro Cultural de São Francisco, criado em 1989, pelo ex-governador Tarcísio Burity.

Como sabemos, o Centro Cultural de São Francisco integra o admirável complexo barroco Igreja-Convento franciscanos na histórica cidade de João Pessoa, capital do Estado da Paraíba, fundado em 1589 pelos filhos de São Francisco de Assis.

Quando os religiosos portugueses construíram o majestoso conjunto arquitetônico, tiveram a consciência plena do valor artístico do que estavam criando e o senso da história que é realmente espírito e corpo do tempo humano. Tinham certeza eles de que aquelas obras se perpetuariam para a posteridade.

Na verdade, esse grandioso monumento simboliza o que temos de mais valioso –não somente na história das Artes- mas também na história religiosa do nosso povo. Alí estão 420 anos de história paraibana, num testemunho evidente de como é importante a sua preservação, a fim de perpetuar a memória daqueles que construíram a obra monumental. Em toda parte, encontra-se a sua presença decisiva, pois é a própria alma popular que está impregnada de seu misticismo. Foram os franciscanos o ponto de referência essencial da vida religiosa e cultural de nossa gente e o Convento de Santo Antônio, hoje Centro Cultural de São Francisco, confunde-se com a história da própria Paraíba em seus aspectos religiosos, econômicos, políticos e sociais.

Este Centro Cultural contem, em seu interior, um rico e grandioso acervo de arte-sacra, com primorosas imagens restauradas, em madeira, do século XVIII, provenientes da própria igreja e de outras, a Galeria da Pedra (fragmentos da época da construção do convento), bem como uma magnífica coleção de obras do artista-artesão popular, o qual deu uma grande contribuição à cultura regional.
Também são realizadas exposições temporárias, concertos e outros eventos relevantes.

Os espaços internos do convento foram dinamizados, e recuperados o antigo muro de pedra que contorna aquela casa, bem como a construção do acesso à Fonte de Santo Antônio (1717), situada no amplo sítio, onde encontra-se o Horto, anexo ao convento, ao sopé da colina onde este está edificado.

Mas, até quando esta obra artística se manterá incólume ante a omissão das autoridades que não conservam o patrimônio público? Sentimos apreensão e temor quanto ao seu futuro. Daí a importância maior da sua preservação.

Unamo-nos todos, sem distinção, na defesa do nosso patrimônio histórico, artístico e cultural, trazendo nossa parcela de amor e zelo como símbolo de solidariedade a essa causa, que é de cada um, porque, é de todos nós. Perdê-lo, significa partir, anular o vínculo com o passado e com as fontes primaciais do espírito coletivo.

No Centro Cultural de São Francisco foi implantada, em 1990, a Oficina de Conservação e Restauração dos Bens Artísticos Móveis e Integrados, com a participação de profissionais qualificados que se dedicavam às intervenções técnicas nas áreas desgastadas pela ação natural do tempo.

Cabe, aos educadores, levar ao conhecimento dos pais e alunos o papel que desempenhou, junto à comunidade paraibana, esse grandioso monumento de estilo luso-brasileiro, considerado como um dos mais importantes do Brasil, envolvendo a todos que o visitam com uma atmosfera mística que jamais será esquecida.

Através da arte, deixaram aqueles religiosos para as gerações futuras, a grande mensagem de espiritualidade, de fé e esperança em seus ideais franciscanos, conscientes de que falavam para a História.

Glauce Maria Navarro Burity